Salário mínimo 2022 - previsão

R$ 1192,00

O salário mínimo para o ano de 2022 ainda não foi decretado mas tem uma nova previsão para 2022, segundo o Ministério da Economia o valor deve ficar em R$ 1.192.

Até Dezembro quando deve ser emitido uma medida provisória ou decreto, esse valor previsto pode ser alteado e o principal motivo é infração. Muito provavelmente não haverá ganho real, o reajuste deverá ser apenas o valor da infração calculada do ano de 2021.

A previsão já passou por vários valores e essas mudanças são comuns até o fim do ano.

Alguns estados tem o seu próprio piso salarial que é um valor acima do salário mínimo nacional. Alguns estados tem vários pisos separados por categoria profissional.

O salário mínimo nacional é único e deve ser respeitado pelos empregadores.

Salário mínimo e o INSS

O salário mínimo tem um impacto enorme nas contas da previdência e esse impacto é um doa motivos de o governo evitar aumentos maiores do piso salarial.

Para a Previdência Social, além do impacto nos valores dos benefícios a serem pagos pelo INSS, há também o reajuste nas contribuições.

Para esse novo reajuste do piso salarial além do problema com as contas da previdência, temos a pandemia que causou queda na arrecadação do governo federal.